Acerola

A acerola é derivada da aceroleira, planta das Antilhas; e muito cultivada na Jamaica, Porto Rico, Havaí e Brasil. Os destaques de produção da fruta no Brasil são: Ceará, Pernambuco, Bahia e Paraíba concentrando 60% de toda a produção nacional. Ao todo, o país já soma cerca de 10 mil hectares de cultivo.

Cultivo e plantio
O clima para plantio da acerola deve ser quente (pelo menos 26ºC), com chuvas frequentes (de 1.200 a 1600 mm), priorizando meses mais chuvosos para o início do plantio. As covas devem ser preenchidas com terra orgânica misturada com areia média e jogada nas laterais do torrão; o espaço entre as covas deve ser de 5m x 5m a 6m x 6m, dependendo da qualidade do solo. Ainda sobre fertilidade do solo, os adubos orgânicos tendem a favorecer uma produção com mais frutos e que estes sejam maiores. A adubagem orgânica deve contar composto curtido e farinha de osso.

O plantio no vaso tem que contar com recipiente grande, para garantir espaço para as raízes; solo profundo, arenoso, argiloso e com drenagem. O solo do vaso também deverá ser adubado e o posicionamento da planta deverá garantir luz solar abundante. O produtor deve se atentar às seguintes pragas: formigas, pulgões, cigarras, moscas-das-frutas, cortadeiras e nematoides.

Ao todo, o produtor pode registrar anualmente três ou mais safras, e as plantas adubadas podem alcançar uma produção de cerca de 40 quilos por ano; sendo necessárias colheitas a cada 2 ou 3 dias. É importante ressaltar que as plantações devem estar próximas ao mercado de destino, pois é uma fruta muito perecível. Se optar por realizar podas, deve realizar durante o início de inverno, após o fim da safra, evitando a modalidade drástica, pois esta reduz a produção seguinte.

Fonte: https://www.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC447633-1489,00.html

https://agro20.com.br/como-plantar-acerola/ 

https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/44461/1/CPATC-DOCUMENTOS-6-INSTRUCOES-PARA-O-CULTIVO-DA-ACEROLA-FL-13124.pdf