Limão

Uma das frutas mais consumidas no mundo, tendo seu sabor tipicamente azedo, o limão é um produto importante na culinária, economia e muito utilizado na medicina caseira. Seu consumo é popular in natura, através de doces, bebidas, licores, temperos, produtos de higiene, cosméticos, salgados, molhos, sucos, polpas, sorvetes, chás, e muitos outros pratos e decorações. A fruta é um dos destaques da produção agrícola do país, e apresenta diversas variedades. É utilizada para retirar mau-cheiro de geladeira, limpar micro-ondas, clarear roupa, combater traças, afastar moscas e mosquitos, eliminar mofos e muitas outras funções.

O limão, em suas diversas variedades, tem origens divergentes entre si, conforme eram domesticadas e iam sofrendo mutações. Alguns apontam a Ásia como o berço desta fruta, porém a Embrapa considera o Golfo de Oman ou na Itália como possíveis origens dos limões verdadeiros. Há teses que apontam sua origem no sudeste da Ásia e a sua chegada à Europa atribuída aos muçulmanos, entre os séculos VII e IX; porém há também estudos que apontam que os romanos já usavam o limão. Já no Brasil, a fruta chegou em meados do século XX, durante a epidemia de gripe espanhola, sendo muito utilizado para mitigar os efeitos da doença, e era muito valorizado; e o cultivo pleno se deu a partir da década de 60. Atualmente, há mais de 70 variedades da fruta no mundo.

Seus benefícios são vários: rico em tiamina, riboflavinae, ferro, fósforo, silício, cálcio, em vitaminas A, C e E; d-limoneno (rico em flavonoides, que é oxidante e previne ação dos radicais livres), ajuda na digestão, reduz o risco de câncer no esôfago, reduz ansiedade, ajuda a combater a obesidade, fortalece o sistema imunológico, estimula o cérebro e sistema nervoso, regula a pressão arterial, equilibra a acidez do sangue, melhora a pele, evita envelhecimento precoce. Alguns cuidados devem ser tomados antes do consumo do limão, pois quem apresenta excesso de ferro no sangue deve evitar seu consumo pois a vitamina C ajuda a assimilar este mineral no sangue. Pessoas hipersensíveis a ácido cítrico também devem se atentar ao consumo da fruta. Ao manipular o limão, a pele deve ser lavada e evitar expô-la ao sol, pois há risco de queimaduras.

Plantio e Cultivo

O cultivo é fácil, necessitando de pouco espaço (covas de 40cm x 40cm x 40cm), podendo atingir uma altura de até 6m. A variedade recomendada para o início de cultivo é o taiti, e o período recomendado é o das estações chuvosas e durante os períodos mais frescos do dia. A planta pode se propagar por semente ou enxertia (mais recomendada). Recomenda-se a aplicação de bastante água, para assegurar uma boa produtividade, sendo a irrigação uma opção para os períodos mais secos do ano. Recomenda-se a poda para limpeza, podendo ter os ramos mais finos cortados com tesoura e os mais grossos com serra. A floração ocorre entre setembro e outubro, e dentro de quatro meses poderá ser feita a colheita (durando 120 dias)

Fonte: