"Porque pelo fruto se conhece a árvore" , Jesus Cristo - Mateus 12:33 b
Frutíferas
Uva Niágara
A Uva Niágara é uma das mais tradicionais uvas do Brasil, com grande parte de seu consumo destinado ao consumo in natura, produção de geleia e sucos. Há também a demanda desta variedade para a produção de vinhos mais simples; porém, por ser um produto que estraga fácil, sua exportação não é recomendada, sendo mais voltada para o consumo poucos dias após a colheita.
Abacate Anão
O abacate anão é obtido através do enxerto do abacate tradicional, que por sua vez é originário da América Central e México, e é cultivado pela humanidade há mais de 10 mil anos; porém trazido para o Brasil somente no século XVIII a partir do estado do Rio de Janeiro. O fruto é muito popular ao redor do globo, e o Brasil é o quarto maior produtor mundial.
Acerola
A acerola é derivada da aceroleira, planta das Antilhas; e muito cultivada na Jamaica, Porto Rico, Havaí e Brasil. Os destaques de produção da fruta no Brasil são: Ceará, Pernambuco, Bahia e Paraíba concentrando 60% de toda a produção nacional. Ao todo, o país já soma cerca de 10 mil hectares de cultivo.
Ameixa Amarela
Originada no continente asiático, em especial nas florestas tropicais e regiões montanhosas do sudeste chinês, a ameixa amarela - também conhecida como nêspera japonesa ou ainda ameixa japonesa – é uma fruta doce, picante, suculenta e rica em antioxidantes, minerais e vitaminas.
Amora
Muito usada para fins medicinais, principalmente por ter elementos anti-inflamatórios e antioxidantes, a amora é muito cultivada no norte ocidental da Ásia, Europa, América do Norte e diversas outras regiões de clima temperado. O consumo da fruta se dá principalmente in natura, em sucos, geleias, vinhos, licores, sorvetes, chás e sobremesas.
Cereja
Rica em vitamina A, B e C, além de minerais e proteínas, a cereja é muito apreciada por combater os radicais livres e ajudar na digestão. Normalmente, no Brasil, é consumida in natura, compotas, sorvetes, recheios, coquetéis, ou usada como ornamentos em sobremesas.
Figo Roxo
Considerada por muitos uma fruta sagrada, com simbolismos e com várias referências na Bíblia, o figo normalmente apresenta vários benefícios para a saúde, contendo vitaminas A, B e K; fibras, ácidos graxos, antioxidantes e minerais.
Goiaba Paluma
Ela é uma fruta fácil de ser encontrada nos quintais e jardins brasileiros, porém sua vinda para estas terras data de 1587. Ela pode ser consumida in natura. A variedade Paluma é brasileira, obtida através da de polinização aberta das variedades Ruby e Supreme pelo Prof. Dr. Fernando Mendes Pereira, da UNESP de Jaboticabal/SP em 1984.
Goiaba Roxa
A variedade tem ganhado bastante espaço nos últimos anos principalmente entre os apreciadores de plantas exóticas. Seu principal destaque é a cor roxa em sua polpa, casca e folhas.
Jabuticaba
Ela é uma das árvores mais comuns de quintais, chácaras e sítios do Brasil, é uma planta nacional e muito escalada por pessoas de várias idades (principalmente crianças). Embora alcance até 10m de altura, seus frutos estão ao alcance de uma braçada. Ela pode ser consumida in natura, vinagres, vinhos, geleias, sucos, licores, e diversas outras sobremesas.
Jabuticaba Híbrida
A já conhecida jabuticabeira apresenta esta variedade que costuma produzir de forma precoce e atingir alturas inferiores, principalmente para atender as demandas do aumento da procura para o plantio em vasos para ambientes internos, varandas e ornamentação.
Lichia
Originada na Ásia, especialmente no sul da China, também presente na Índia e Taiwan, a Lichia foi introduzida no Brasil no ano de 1810 e plantada no Jardim Botânico do Rio de Janeiro; e se estabeleceu principalmente nas regiões Sul e Sudeste (principalmente São Paulo e Minas Gerais) devido as condições climáticas necessárias para seu desenvolvimento e produção. Nos últimos anos, a lichia tem ganhado cada vez mais espaço devido à procura por frutas exóticas.
Limão
Uma das frutas mais consumidas no mundo, tendo seu sabor tipicamente azedo, o limão é um produto importante na culinária, economia e muito utilizado na medicina caseira. Muito popular em doces, bebidas, licores, temperos, molhos e decorações, a fruta é um dos destaques da produção agrícola do país, e apresenta diversas variedades.
Manga Palmer
A manga é uma fruta originária do sul da Ásia, tendo seus primeiros registros de cultivo datados entre os anos 622 a.C. e 645 a.C.; e sua chegada ao Brasil datada em 1700, sendo o primeiro país das Américas a cultivar a fruta. Já a variedade Palmer tem suas origens em solo estadunidense, mais precisamente na Flórida, datada do ano de 1945, chegando em terras brasileiras no ano de 1960.
Mexerica
Originada no sudeste asiático, a mexerica tem registros de cultivo há milênios na região do sul da China; levada em 1805 para a Europa, e trazida para o Brasil com os colonos no ano de 1892, e hoje somos o terceiro maior produtor mundial da fruta.
Mexerica KinKan
Seu nome significa “laranja de ouro” em japonês (embora sua origem seja chinesa), a laranja kinkan é símbolo de felicidade no Japão; enquanto na China e alguns outros países ela representa sorte, podendo ser ocasionalmente dada como presente no ano novo chinês.
Pera
Muito famosa por seu formato, a pera é uma fruta de origem Chinesa, com algumas fontes apontando para o cultivo dela desde o século I a.C., e sua ampla disseminação na Ásia e Europa, especialmente em regiões com clima temperado, se deu pela dispersão animal, fatores climáticos e pela resistência ao frio.
Pêssego Amarelo
Com uma casca aveludada, com tonalidade amarela e com quase um terço de uma tonalidade avermelhada, o pêssego amarelo é uma fruta de origem chinesa, cuja polpa é suculenta, doce e meio azeda; tendo uma grande chance de conter um caroço. Seu consumo ocorre de diversas formas, como doces, caldas, compotas, sucos, conservas, geleias, licores e in natura.
Romã
Com aparência arredondada, coloração marrom-avermelhada, com tamanho semelhante ao da laranja e casca dura, a romã é uma fruta com origens na Ásia e Oriente Médio. Seu interior conta com polpa avermelhada envolvendo pequenas sementes; enquanto seus arbustos costumam conter ramos espinhosos. Seu consumo é mais intenso em festas de final de ano, como símbolo de desejo de boa sorte.
Uva
Seus cachos são marcantes, sendo praticamente obrigatória na decoração das festas de final de ano, a uva é uma das primeiras culturas da humanidade. A fruta é uma das mais consumidas do mundo, podendo ser saboreada in natura, sucos, vinhos, doces, geleias, gelatinas, mousses, passas, tortas, sorvetes, cremes, bolos, saladas de frutas e muitos outros pratos.
Coqueiro Anão
Muito utilizado para a comercialização de água de coco imaturo, o coqueiro anão está presente em praticamente todas as regiões do Brasil, com destaque para o nordeste, com a liderança do estado da Bahia. A planta é considerada a “árvore da vida”, pois praticamente todas as suas partes são úteis para as atividades do homem.