Ameixa Amarela

Originada no continente asiático, em especial nas florestas tropicais e regiões montanhosas do sudeste chinês, a ameixa amarela – também conhecida como nêspera japonesa ou ainda ameixa japonesa – é uma fruta doce, picante, suculenta e rica em antioxidantes, minerais e vitaminas.

A fruta boa para o consumo é aquela firme e fresca, sem estar muito murcha ou dura; e evitando aquelas que apresentem manchas escuras ou amassados. A ameixa amarela é amplamente consumida in natura, mesclada com outras frutas ou ainda em saladas. Um destaque importante é que é possível fazer compotas desta fruta, porém tal receita é pouco explorada. A variedade é amplamente distribuída no globo, porém destacam-se: Brasil, Israel, Espanha e Japão. No estado de São Paulo, a cultura desta fruta se deu a partir dos anos 40, atingindo uma produção de 300 mil plantas em 1985, com ênfase para as cidades: Atibaia e Mogi das Cruzes.

Plantio e cultivo
A temperatura ideal para plantio é acima de 15ºC, e não deve ser inferior a 3ºC, pois há risco de morte prematura de frutos novos. No estado de São Paulo a demanda de água é suprida pelas estações chuvosas. As plantas de ameixa amarela podem tombar com ventos fortes (tal efeito é agravado caso o enxerto seja feito em marmeleiro); porém, por terem ramos resistentes, raramente ocorrem quebras. Para minimizar tal risco, é recomendado o plantio em faces onde incidem ventanias mais fracas, ou uso de quebra-ventos.

O espaçamento recomendado para esta variedade é de 8mx4m (para plantios convencionais) e 4mx2m (para plantios adensados). O plantio mais adequado ocorre mediante análise do solo, que por muitas vezes se identifica a necessidade de adição de calcário. O período preferencial para o plantio é o que compreende as estações chuvosas e mais quentes, que no estado de São Paulo se inicia em outubro. Em condições adequadas, a ameixa amarela resiste ao inverno, pois não perde totalmente suas folhas durante este período; inclusive as folhas surgem durante o outono e seus frutos se maturam no final do inverno, se estendendo até as primeiras semanas da primavera. A planta se adapta às temperaturas mais amenas e quentes, tendo sua produção predominante entre os meses de setembro e outubro.

Fonte: https://agro20.com.br/ameixa-amarela/