Amora

Muito usada para fins medicinais, principalmente por ter elementos anti-inflamatórios e antioxidantes, a amora é muito cultivada no norte ocidental da Ásia, Europa, América do Norte e diversas outras regiões de clima temperado. O consumo da fruta se dá principalmente in natura, em sucos, geleias, vinhos, licores, sorvetes, chás e sobremesas.

Além dos benefícios supracitados, a amora também é utilizada no combate ao câncer, obesidade e anemia; reforço do sistema imunológico, regulagem intestinal, arterial, de colesterol e glicose; reduz risco de doenças cardíacas e artrose, além de ser cicatrizante e antimicrobiana. Possui uma recomendação de consumo máximo de uma xícara de chá por dia, pois pode provocar alterações intestinais. É uma fonte de ferro e outros minerais.

Plantio e cultivo

O período recomendado para o plantio é durante os meses mais frios do ano (indica-se entre abril e agosto), e o ambiente ideal é o úmido e frio, com temperaturas entre 24ºC e 28ºC, evitando solos encharcados. Caso plantados em ambiente temporário, o transporte para o local definitivo deve ser feito quando atingirem uma altura de 30 centímetros.

Quando plantadas entre mudas, o plantio deve contar com espaçamento de 50cm a 60cm entre plantas e de 1,5m a 3m entre linhas; enquanto na formação de árvores pode-se trabalhar com distâncias de 3m a 4m entre linhas. É possível realizar o cultivo consorciado, especialmente com chá e café, e a colheita costuma acontecer entre setembro e novembro.

Fonte: https://agro20.com.br/amora/
https://brasilescola.uol.com.br/frutas/amora.htm