Figo Roxo
Considerada por muitos uma fruta sagrada, com simbolismos e com várias referências na Bíblia, o figo normalmente apresenta vários benefícios para a saúde, contendo vitaminas A, B e K; fibras, ácidos graxos, antioxidantes, minerais. Além disso é usado para o controle de colesterol e diabetes, combate ao envelhecimento da pele, prevenção da anemia, regulagem intestinal, fortalecimento de músculos e ossos. É recomendada moderação no consumo por pessoas com atrite e acidez estomacal. O fruto pode ser consumido fresco ou seco, em geleias, doces, saladas e diversos outros pratos.
- Origem: Oriente Médio
- Altura aproximada: até 10m (dependendo da variedade e podas)
- Clima: temperado
- Temperatura ideal: até 40ºC
- Tempo até produção: cerca de 1 ano após o plantio
O Brasil é o segundo maior produtor mundial, porém só chegou aqui no ano de 1532 pelo colonizador português Martin Afonso de Souza. A planta se adaptou bem ao clima brasileiro, sendo possível o plantio até mesmo no clima árido do Nordeste. A região de destaque de produção é a de Valinhos/SP, porém os estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, e Santa Catarina também são grandes produtores tradicionais.
Plantio e cultivo
A planta requer muita luz. É bem adaptada ao clima quente, podendo produzir o ano inteiro se podada e regada de forma adequada. Em regiões de clima frio é recomendada a poda depois do mês de agosto, pois as geadas tardias de fim de inverno podem gerar danos às plantas.
Para a produção, o espaçamento recomendado é de 2,5m a 3m x 2,5m a 3m. Já a cova, recomenda-se 40cm x 40cm x 40cm. Já a adubação deverá ocorrer em 4 partes, iniciando quando a planta tiver com ao menos três pares de folhas, aplicando enquanto o solo estiver úmido e com um intervalo de no mínimo 30 dias.
A poda de formação adequa a estrutura da planta para proporcionar condições de ela ramificar, e deverá ser feita nos três primeiros anos após o plantio. Já a poda de frutificação deverá ser feita anualmente a partir do quarto ano. Seguindo as recomendações, a figueira produzirá de maio a novembro, com figos frescos podendo ser colhidos diariamente quando estes estiverem com a coloração arroxeada.
Fonte: https://revistagloborural.globo.com/vida-na-fazenda/como-plantar/noticia/2018/04/como-plantar-figo.html
https://agro20.com.br/figo/