Goiaba Paluma

Ela é uma fruta fácil de ser encontrada nos quintais e jardins brasileiros, porém sua vinda para estas terras data de 1587. A Goiaba é uma fruta suculenta, com polpa branca, rosada ou vermelha e com aroma singular. Ela pode ser consumida in natura. A variedade Paluma é brasileira, obtida através da de polinização aberta das variedades Ruby e Supreme pelo Prof. Dr. Fernando Mendes Pereira, da UNESP de Jaboticabal/SP em 1984.

Atualmente a goiaba paluma é a mais cultivada no Brasil, tendo sua polpa abundante, formato piriforme, sabor e odor mais suave, alta capacidade produtiva, com amadurecimento mais lento (oferecendo uma maior durabilidade). O nome “paluma” (também chamada de “paloma”) é uma homenagem que o professor fez às suas três filhas, unindo as primeiras sílabas de seus nomes: Patrícia, Luciana e Márcia. 

O principal produtor é o estado de São Paulo, com destaques para as regiões de Jaboticabal, Catanduva e Araraquara. Seus frutos podem ser consumidos in natura, porém sua produção se destina predominantemente destinados à indústria, pois apresentam características boas para o processamento, para a fabricação de sucos, compotas, doces, entre outros. Sua árvore conta com forte crescimento horizontal, boa resistência à ferrugem. A fruta é rica em vitamina B (niacina e piridoxina) e C, fibras, licopeno, folato e betacaroteno.

Fonte:

https://www.fcav.unesp.br/Modulos/Noticias/847/washed-out-fishing-laws-wide-presentation-5.pdf
https://www2.feis.unesp.br/irrigacao/pdf/livro_goiaba_sampaio_hernandez.pdf
http://jaguar.fcav.unesp.br/download/deptos/solos/renato/50.pdf
https://www.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC1533299-4529,00.html
https://agro20.com.br/goiaba/