Goiaba Roxa

A goiaba roxa tem ganhado bastante espaço nos últimos anos principalmente entre os apreciadores de plantas exóticas. Seu principal destaque é a cor roxa em sua polpa, casca e folhas. Além da cor, a fruta também tem uma consistência mais dura mesmo depois de madura. Seu sabor é um pouco mais adocicado, possui menos sementes em sua polpa. Sua cor arroxeada se dá pela presença de antocianinas, pigmentos compostos por fenólicos pertencentes ao grupo dos flavonoides.

Além do consumo, a goiaba roxa é uma boa opção para paisagismo e manejo ambiental em áreas de preservação ambiental. Apresenta boa adaptação a diversos solos, desde os mais secos, até os mais úmidos. Sua regeneração é intensa, devido a dispersão de sementes realizada pelas aves. Recomenda-se o consumo in natura, sucos ou vitaminas, pois assim seus nutrientes permanecem conservados. Seu consumo ajuda no controle de índices de açúcar no sangue, controle digestivo; ajuda também a controlar a pressão arterial ocular, perda de peso; contribui na recuperação de gripe (prevenção através do reforço do sistema imunológico), virose e dengue (ajuda a tratar a febre).

Plantio e cultivo
Requer solo profundo e drenado, de preferência em terreno plano. Sua poda se dá para limpeza e condução, proporcionando um crescimento saudável, reduzindo os riscos de doenças ou pragas; sendo a primeira de formação e a segunda de condução. A partir destas podas que os galhos ganharão o formato e possibilitará o crescimento vertical e horizontal adequado (até 2m de altura, para facilitar o manejo) e garantir uma boa produção.

Fonte:
SEAGRO: Anais de Semana Acadêmica do Curso de Agronomia do CCAE/UFES, v. 2, n.1, 2018 (ISSN: 2594-4452)
https://www.mundoecologia.com.br/plantas/goiaba-roxa-sabor-como-podar-caracteristicas-e-fotos/
https://www.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC1533299-4529,00.html
https://agro20.com.br/goiaba/