Jabuticaba
A jabuticaba é uma das árvores mais comuns de quintais, chácaras e sítios do Brasil, é uma planta nacional e muito escalada por pessoas de várias idades (principalmente crianças). Embora alcance até 10m de altura, seus frutos estão ao alcance de uma braçada. Ela pode ser consumida in natura, vinagres, vinhos, geleias, sucos, licores, e diversas outras sobremesas. Nos últimos anos, houve um aumento na procura pela jabuticabeira para plantio em vasos para serem colocados em casas, apartamentos ou varandas.
- Origem: Brasil
- Altura aproximada: até 10m
- Clima: ameno, subtropical e tropical
- Temperatura ideal: acima de -3ºC
- Tempo até produção: de 4 a 5 anos (enxertia) ou aproximadamente 10 anos (naturalmente)
Além do retorno com a produção em si, a jabuticaba atrai diversos turistas, principalmente em fazendas abertas ao público. A fruta é rica em vitaminas C e do complexo B; e fonte de cálcio, ferro, sódio, fósforo, magnésio, potássio, zinco e cobre. Ela é boa para fortalecer ossos, tendões e o sistema imunológico; controle intestinal e combate a radicais livres.
As regiões com mais cultivo de jabuticabeira são: Sul e Sudeste, e mais recentemente o centro-oeste; em locais com altitude abaixo de 900m e sem secas prolongadas. Mesmo sendo típica de regiões tropicais, apresenta boa adaptação a climas amenos e tropicais com temperaturas relativamente baixas; podendo ser cultivada em quase todo o território nacional.
Plantio e cultivo
O solo ideal para o plantio é o úmido e fértil, porém o excesso de umidade pode ocasionar no aparecimento de pragas. A jabuticabeira requer bastante luz natural, proporcionando um melhor desenvolvimento da planta. Para moldar o crescimento, também são recomendadas podas no inverno, apenas uma vez ao ano, não ultrapassando 30% da copa.
A fruta deve ser consumida no dia em que é colhida, pois sua fermentação é rápida e faz com que ela seja uma fruta de difícil conservação. Já a jabuticabeira pode ser afetada por um fungo que provoca a ferrugem, causando o surgimento de um pó amarelo (principalmente na primavera, devido às temperaturas mais baixas e maior umidade no ar). Além da ferrugem, a árvore pode ser atingida por pulgão, cochonilha, formigas e mosca-da-fruta.
Fonte:
https://www.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC1411763-4529-2,00.html
https://agro20.com.br/jabuticaba/
https://revistagloborural.globo.com/vida-na-fazenda/gr-responde/noticia/2016/08/10-duvidas-sobre-o-cultivo-de-jabuticabeira.html
https://alimentacaoemfoco.org.br/cultivo-de-jabuticaba/
https://www.cpt.com.br/artigos/tire-suas-duvidas-sobre-cultivo-de-jabuticaba
https://ciclovivo.com.br/mao-na-massa/horta/como-plantar-jabuticaba-organica/
http://www.fruticultura.iciag.ufu.br/jabuticaba.html