Jabuticaba Híbrida

A já conhecida jabuticabeira apresenta esta variedade que costuma produzir de forma precoce (normalmente a partir de 2 anos, sendo quase metade do tempo que a variedade comum demora) e atingir alturas inferiores (quase não passa de 5m, aproximadamente metade da altura da variedade mais comum), principalmente para atender as demandas do aumento da procura para o plantio em vasos para ambientes internos, varandas e ornamentação. Conheçam a jabuticaba híbrida !

Costuma produzir várias vezes ao ano, sendo uma das variedades mais comercializadas nos últimos anos, pois se adapta bem ao plantio em quintais, apartamentos, chácaras e áreas mais reduzidas. A fruta é rica em vitaminas C e do complexo B; e fonte de cálcio, ferro, sódio, fósforo, magnésio, potássio, zinco e cobre. Ela é boa para fortalecer ossos, tendões e o sistema imunológico; controle intestinal e combate a radicais livres.

As regiões com mais cultivo de jabuticabeira são: Sul e Sudeste, e mais recentemente o centro-oeste; em locais com altitude abaixo de 900m e sem secas prolongadas. Mesmo sendo típica de regiões tropicais, apresenta boa adaptação a climas amenos e tropicais com temperaturas relativamente baixas; podendo ser cultivada em quase todo o território nacional.

Plantio e cultivo
O solo ideal para o plantio é o úmido e fértil, porém o excesso de umidade pode ocasionar no aparecimento de pragas. A jabuticabeira requer bastante luz natural, proporcionando um melhor desenvolvimento da planta. Para moldar o crescimento, também são recomendadas podas no inverno, apenas uma vez ao ano, não ultrapassando 30% da copa.

A fruta deve ser consumida no dia em que é colhida, pois sua fermentação é rápida e faz com que ela seja uma fruta de difícil conservação. Já a jabuticabeira pode ser afetada por um fungo que provoca a ferrugem, causando o surgimento de um pó amarelo (principalmente na primavera, devido às temperaturas mais baixas e maior umidade no ar). Além da ferrugem, a árvore pode ser atingida por pulgão, cochonilha, formigas e mosca-da-fruta.

Fonte:
https://www.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC1411763-4529-2,00.html
https://agro20.com.br/jabuticaba/
https://revistagloborural.globo.com/vida-na-fazenda/gr-responde/noticia/2016/08/10-duvidas-sobre-o-cultivo-de-jabuticabeira.html
https://alimentacaoemfoco.org.br/cultivo-de-jabuticaba/
https://www.cpt.com.br/artigos/tire-suas-duvidas-sobre-cultivo-de-jabuticaba
https://ciclovivo.com.br/mao-na-massa/horta/como-plantar-jabuticaba-organica/
http://www.fruticultura.iciag.ufu.br/jabuticaba.html