Lichia

Originada na Ásia, especialmente no sul da China, também presente na Índia e Taiwan, a Lichia foi introduzida no Brasil no ano de 1810 e plantada no Jardim Botânico do Rio de Janeiro; e se estabeleceu principalmente nas regiões Sul e Sudeste (principalmente São Paulo e Minas Gerais) devido as condições climáticas necessárias para seu desenvolvimento e produção. Nos últimos anos, a lichia tem ganhado cada vez mais espaço devido à procura por frutas exóticas.

Sua casca é áspera e avermelhada, sua polpa é esbranquiçada e um pouco translúcida, rica em vitamina C, cálcio, potássio, fósforo, ferro, proteínas; além de controlar o colesterol, melhorar a pele, fortalecer as unhas, reforçar o sistema imunológico, prevenir problemas cardíacos. Seu consumo é predominantemente in natura.

Plantio e cultivo
A planta deverá ser plantada em um local com luz solar abundante, evitando compartilhar a área com outras espécies. Deverá ser posicionada em cova de 60cm x 60cm x 60cm, com adubação prévia e irrigação. O espaçamento entre as plantas é de 12m x 12m, evitando o sombreamento da copa.

A poda é fundamental para proporcionar a entrada de luz adequada nas partes internas da copa e possibilitar melhor circulação de ar. recomendada duas vezes por ciclo, que vai de setembro a janeiro. Sua floração acontece de dezembro a janeiro. Os pés de lichia são sensíveis ao vento, sendo recomendada uma implantação de barreiras físicas para protegê-las.

Fonte:
https://agro20.com.br/lichia/
https://www.fcav.unesp.br/Home/ensino/departamentos/cienciasdaproducaoagricola/laboratoriodematologia-labmato/revistaagronomiabrasileira/rab202117.pdf
https://ciclovivo.com.br/mao-na-massa/horta/como-plantar-lichia-organica/
https://revistagloborural.globo.com/vida-na-fazenda/gr-responde/noticia/2016/08/como-fazer-mudas-de-lichia.html