Manga Palmer

A manga é uma fruta originária do sul da Ásia, tendo seus primeiros registros de cultivo datados entre os anos 622 a.C. e 645 a.C.; e sua chegada ao Brasil datada em 1700, sendo o primeiro país das Américas a cultivar a fruta. Já a variedade Palmer tem suas origens em solo estadunidense, mais precisamente na Flórida, datada do ano de 1945, chegando em terras brasileiras no ano de 1960.

Sua principal característica é a baixa quantidade de fiapos (fibras) em sua polpa amarela, rica em vitamina C; e casca arroxeada quando está para madurar, e avermelhada quando madura. Por se tratar de uma planta de florescimento no inverno, tem uma grande procura para composição de jardins, pois possibilita uma paisagem florida em períodos opostos ao da primavera.

Plantio e cultivo

Com exceção do solo encharcado, a mangueira pode ser plantada em qualquer tipo de solo, se atentando à irrigação adequada em solos mais secos e arenosos. O espaçamento sugerido para as árvores com poda é de 7m x 6m a 6m x 4m. podendo ser cultivada até mesmo no fundo de alguns quintais. Já as covas, a recomendação é de 40cm x 40cm x 40cm.

O plantio por enxertia é o mais recomendado, pois pode ser realizado em qualquer época do ano, assegura características da planta-mãe e possibilita frutos em um tempo menor. Neste modelo, a produção costuma ocorrer após o segundo ano depois do plantio. Já a propagação por semente demora de 5 a 6 anos para produzir.

A colheita costuma ocorrer após a mudança da coloração da casca, que normalmente ocorre após aproximadamente 100 dias depois da mangueira florescer. Os frutos desta variedade são relativamente grandes, chegando a pesar até 900g, com aroma marcante, compridos, firmes Além de ser bem aceita pelo mercado interno para o consumo direto, a manga Palmer é comumente requisitada pela indústria de beneficiamento,

Fonte: