Mexerica KinKan

Seu nome significa “laranja de ouro” em japonês (embora sua origem seja chinesa), a laranja kinkan é símbolo de felicidade no Japão; enquanto na China e alguns outros países ela representa sorte, podendo ser ocasionalmente dada como presente no ano novo chinês. A árvore se desenvolve bem em regiões quentes, mas pode ser encontrada em regiões frias, sendo muito utilizada para fins ornamentais.

Seu primeiro relato por autor europeu se deu em 1646; já em 1712 a fruta foi encontrada sendo cultivada no Japão, posteriormente foi levada para a Europa e américas a partir do século XIX. Acredita-se que a kinkan chegou ao Brasil com os primeiros imigrantes japoneses, porém os portugueses já a conheciam desde o período colonial (registros datados do século XVII em que missionários portugueses na China a descrevem)
O cultivo desta variedade ocorre principalmente nos Estados Unidos, Porto Rico, Guatemala, Suriname, Colômbia e Brasil. Apresenta um desenvolvimento lento, seu fruto é pequeno (do tamanho de uma uva), alaranjado intenso, meio dourado. Seu plantio pode ser usado de forma decorativa, para produção de frutos ou como bonsai.

A fruta é rica em vitaminas A e C; cálcio, potássio, fósforo e tem propriedades antioxidantes. A kinkan pode ser consumida com casca, pois esta é fina e saborosa, diferente de sua polpa que costuma ser azeda e ácida. Tem apenas uma semente e alguns gomos, muito utilizada para doces, geleias e compotas, licores, xaropes, molhos, saladas, entre outras receitas. Seus galhos podem ser usados para decorações natalinas.

Plantio e cultivo
Para o plantio, basta um vaso com cerca de 50cm de diâmetro, matéria orgânica em sua terra e pedras no fundo para facilitar a drenagem; e a cada 30 dias realizar a adubação própria para frutas. A planta deverá ser posicionada em um local com luz solar abundante. A rega deve ocorrer quando a terra estiver seca, sem encharcar a planta.

As flores desabrocham no final da primavera e as frutas surgem em outubro. Ela pode frutificar mais de uma vez ao ano. Para garantir a saúde da planta, é recomendada a poda anual, promovendo um melhor arejamento e limpeza da copa.

Fonte: