Pera

Muito famosa por seu formato, a pera é uma fruta de origem Chinesa, com algumas fontes apontando para o cultivo dela desde o século I a.C., e sua ampla disseminação na Ásia e Europa, especialmente em regiões com clima temperado, se deu pela dispersão animal, fatores climáticos e pela resistência ao frio. No Brasil, a fruta chegou durante o período colonial, cultivando inicialmente na região sudeste, porém com o tempo percebeu-se que seu desenvolvimento era melhor na região sul. A pera apresenta sabor suave e doce, rica em vitaminas A, C e E; fibras, potássio, magnésio, cálcio; carotenoides e flavonoides (antioxidantes). Seu formato característico (parecido com uma lâmpada em bulbo) é uma propriedade das variedades europeias, enquanto as asiáticas costumam ser mais arredondadas.

Seus benefícios à saúde se da pela melhora no funcionamento intestinal, controle de colesterol, prevenindo doenças cardíacas, sendo um anti-inflamatório, previne o envelhecimento precoce, controle de níveis glicêmicos, contribui para a formação e mineralização dos ossos, previne doenças degenerativas oculares e diversos outros benefícios. O consumo se dá principalmente in natura (crua ela preserva melhor os nutrientes), mas ela também pode ser cozida. Também se dá através de doces, salgados, sobremesas, compotas, sucos, saladas, coquetéis, iogurtes e diversos outros pratos.

De acordo com as principais Centrais de Abastecimento (Ceasa), mais de 90% da demanda interna pela fruta é suprida por importações, gerando um aumento no preço e fazendo com que pesquisas para produção em mais climas brasileiros fossem desenvolvidas. Por muito tempo, a produção de pera no Brasil era restrita às regiões Sul e Sudeste, isso porque a fruta necessita de cerca de 400 horas de temperaturas inferiores a 7ºC para possibilitar a produção (variedades menos exigentes, outras superando 700 horas, e outras com mais de 1.000 horas), sendo condições raras em nosso país. Porém, estudos recentes da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) possibilitaram a produção de peras no Nordeste, através de cultivares adaptados e técnicas de cultivo. Assim, além de ampliar a produção (reduzindo a importação), será possível expandir as possibilidades de locais de cultivo da fruta.

Plantio e cultivo
O plantio mais indicado para a produção de frutas é através de enxertia, pois além de tornar a árvore mais resistente, possibilita uma produção em tempo menor; e o período recomendado é de junho a setembro. É recomendado o cultivo em regiões mais altas, serranas, frescas e com solos férteis. O espaçamento recomendado é de 4m a 7m x 2m a 5m, dependendo da variedade usada no enxerto. Deve ser feita uma análise para indicar a calagem e adubação mais adequada para cada caso, mas em geral recomenda-se a fertilização no plantio, durante a formação e para produção. A irrigação é aconselhada principalmente durante estiagens (especialmente na primavera).

A poda é recomendada para possibilitar a modelagem, arejamento e melhorar a incidência de luz na copa, sendo elas: poda de formação, limpeza e frutificação. A colheita se dá de dezembro a abril.

Fonte: